quinta-feira, 22 de maio de 2014

A MULHER, O SEXO E O TRABALHO


Em alguns momentos de minha vida- e atualmente confesso que muitos- me pergunto sobre a correlação que existe entre a mulher e o sexo. Mais: também me pergunto sobre o papel que a mulher está exercendo nas empresas, e em quantas dela ela assume o posto de diretora. Ouço rádio e em uma estação bastante conhecida disseram recentemente que uma pesquisa revelou que os homens são melhores com números e as mulheres com palavras.  Particularmente concordo com essa frase, porém- e veja bem esse porém - isso não é regra. Há homens que escrevem escandalosamente bem e mulheres que dão show em muitos marmanjos quando o assunto é usar a cabecinha antes de pegar uma calculadora.
Pois bem, o que me levou a escrever esse texto foi uma –triste!- situação que presenciei com meus próprios olhos a respeito da mulher chefiando cargos altos em uma empresa. Dias desses, ao acaso, entrei em um site de transportadoras que presta serviços para a empresa onde trabalho. Em todas as filiais que a mesma atendia, estava, além do número de telefone e endereço, o responsável pela mesma. Fui prontamente instigada a verificar minha dúvida correlativa. Já estava apreensiva com o que iria ver a princípio, assumo, porém consegui me assustar ainda mais. Sem mentiras, havia pelo menos vinte filiais desta transportadora espalhadas pelo RS e Brasil afora. Quantas delas eram chefiadas por mulheres? NENHUMA. No máximo, havia uma ajudante feminina citada abaixo. Mas cargo máximo, zero mulher. E eu fui instigada de novo, e me senti pressionada a pensar- e agir- a respeito.
A pergunta que não cala é por que. Por quê? Por quê? A mulher foi condenada a prestar somente serviços domésticos? A mulher não tem lugar neste espaço? A mulher- Deus do ceu- não tem essa capacidade? Estou amargamente me condenando a perguntar se os homens realmente ainda vivem esse conceito pré-histórico. Será que ainda somos subjugadas somente para o sexo? Categoricamente, parece-me que curvas, seios e cabelos compridos servem quase que absolutamente somente para o coito. Jamais podem administrar uma empresa, não tem capacidade para tal. A diferença entre homens e mulheres em cargos de empresas é exorbitante, e isso ainda reflete uma realidade que já evoluiu muito, por incrível que pareça.
Homens tem, sim, potencial para administrar um empresa. E muito bem. Mas mulheres também. Todos nascemos com características mais desenvolvidas para um e outro trabalho, e em meu próprio ponto de vista – talvez em meu próprio exemplo- eu seja melhor em palavras do que em cálculos. Mas isso não significa que eu não saberei fazer um quando for preciso. O fato de eu dispor mais por algo não significa que eu não tenha competência para outro.
Ao fim de meu questionamento interior, eu abro a página do facebook e vejo fotos de mulheres posando com biquinho -não as julgo em hipótese algumas porque o mesmo já me acometeu-, em roupas curtas, com modelitos sensuais. Nos comentários, milhares de elogios de gata, gostosa, Uiii, uau. Então eu paro para ver o mesmo com os homens. Raramente um homem é chamado de lindo, gostoso, sexy e ademais em uma foto. Nunca vi um homem fazer biquinho em uma foto. A não ser que seja criança. Se pararmos para pensar, nós mulheres já fazemos errados ao elogiarmos nossas próprias amigas com palavras tendenciosas.  Estamos sendo sexistas conosco mesmas e depois indo à guerra desejando que nos tratem de forma séria. Aí também se brinca, não é mesmo?
Eu adoro salientar que amo ser mulher e adoro minhas curvas. Mas por mais que eu também ache o corpo da mulher mais chamativo que o do homem, não há nada que me faria considerá-la somente um coito inesquecível.  Ao contrário, eu poderia considerá-la uma parceira à altura de negócios. Claro, há o instinto, a natureza humana e por aí vai. Na natureza também é assim. Mas somos racionais, e o mesmo inspira-nos a ver as coisas com olhos claros e pacifistas. Qual é o papel da mulher? Se ela quiser ficar em casa, tudo bem. Ser doméstica é um trabalho extremamente louvável. Agora, se ela quiser sair e administrar uma empresa, tudo bem TAMBÉM. Temos todas as características que um homem teria para isso. Até porque homens que executam profissões destinadas principalmente às mulheres arrasam na grande maioria das vezes-leia-se cabeleireiros, maquiadores, etc-.  A polêmica e os pré-conceitos se formam só lá na nossa cabecinha teimosa. Nascemos acostumados com essa realidade, muitos se acomodam, mas isso não significa que essa realidade não possa mudar. Não que os homens devam ser tirados de seu cargo. Jamais! Até porque acredito que sejam competentes o suficiente para estarem lá. Mas há muita areia para mexer, e muitas mulheres poderiam exercer papéis fabulosos como CEOS e diretoras de empresas. Isso não pode ser estranho para nós. Isso não pode ser um mito para nós. Caso não começarmos a pensar diferente, e deixarmos de fazer poses para usar uma roupa- e atitude profissional-, nada vai mudar. Nem o seu salário.
 

 Vanessa Preuss

Nenhum comentário: