terça-feira, 8 de julho de 2014

O QUE EU APRENDI TORCENDO PELO BRASIL



Há quase um mês, li no Jornal Primeira Hora, cidade vizinha à minha, uma mensagem maravilhosa sobre ser brasileiro.  Sobre amar a pátria, todas as coisas maravilhosas da qual dispomos simplesmente morando aqui e que muitas vezes não fazemos nem ideia.

Sem querer ser pessimista, mas normalmente só nos lembramos de valorizar e amar nossa pátria quando há copa do mundo e eleições, e ainda assim fazemos o extremo oposto. Xingamos, reclamamos, vamos às ruas, fazemos cartazes depreciativos.
 
Quando queremos, sabemos ser maldosos demais. Tudo bem. Concordo que como em todo lugar no mundo, no Brasil há problemas. Mas problemas esses, que muitas vezes não se resolvem com pancadarias e quebra do patrimônio público. Problemas esses, que não se resolvem quando colocados à exaustão, na boca de uma minoria mal educada. Precisamos começar a pensar diferente, e é por isso que faço questão de compartilhar esse texto aqui.
 
Eu particularmente, nunca vi uma bandeira hasteada em uma casa quando não fosse Copa do Mundo. Nunca vi um filme supervalorizar nosso país como faz, por exemplo, os Estados Unidos. E olhe que ele fica bem atrás de nós em algumas questões políticas, por incrível que pareça.
Ultimamente, andei pensando em tudo que vi nas ruas nesse último mês. É verde e amarelo por onde quer que você ande: postos de gasolina, casas, rostos, pessoas, no mais alto dos prédios. Pessoas felizes. Idolatrando sua pátria. E esse texto que li há poucos dias atrás veio como um chacoalhão em mim. O Brasil tem realmente muitas mais coisas boas do que pensamos. Muitas mais surpresas, dá olé em muitos outros países, e não somente no futebol.
 
Pois bem, vamos ao que interessa. Apesar de todos os problemas, é ou não é um motivo de orgulho ler isso?
 
“Já parou para pensar como nós, brasileiros, adoramos falar mal do Brasil? Tudo bem que muito ainda falta à nossa Nação, mas poderíamos valorizar o que já temos. Eu, particularmente não havia pensado assim, mas, após ler um texto na web, comecei a fazer uma reflexão e percebi que o Brasil não é tão ruim assim…
Infelizmente temos o péssimo hábito de achar que o mundo inteiro presta, menos o Brasil. Nunca pensamos que todo lugar tem algo de bom e de ruim. O problema é que no exterior eles dão mais valor aos pontos positivos e aqui no Brasil exaltamos os negativos.
O Brasil tem muitos diferenciais e é melhor do que outros países em muitas coisas, como por exemplo, nos EUA e na Holanda os resultados das eleições demoram muito para serem contabilizados, e isso coloca em dúvida a credibilidade do processo eleitoral. Nesse último país, existe apenas uma companhia telefônica, e você não tem direito à fazer reclamações, caso faça, poderá ter o seu telefone desconectado.
Em Paris, as pessoas são muito mal educadas, os garçons são grossos e atendem super mal. Qualquer atendente de boteco brasileiro poderia dar uma aula de “como conquistar o cliente".
O Brasil tem milhares de problemas, como todas as nações, mas o nosso país está na frente em muitas coisas e serve de exemplo para várias outras, confira:
 
- O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
- O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
 - O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
 - Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
 - Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
 - Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
- Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
- No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
- O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
Esses itens acima não são os únicos, nós brasileiros temos muito mais coisas para nos orgulharmos. É claro, que deixamos a desejar em diversos pontos, mas já está na hora de valorizar o que temos. Eu disse “valorizar”, não significa que devemos tapar os olhos para os pontos negativos, mas que precisamos também reconhecer as diversas coisas boas que possuímos. Existem muitas nações que têm menos do que nós, e são muito mais patriotas e sentem orgulho do países em que vivem.

 O Brasil tem um dos maiores mercados editoriais, publicando mais de 50 mil livros ao ano. Temos também o sistema bancário mais moderno do planeta. Nossas agências de publicidades são as mais premiadas mundialmente, mostrando a criatividade e talento do nosso povo.
Apesar de tudo o que estamos vivendo na política no nosso país, é interessante ver que membros do próprio Congresso condenam seus colegas, isso é difícil de se ver em países considerados civilizados.
Na minha opinião, uma das coisas que mais me faz amar esse país e o nosso povo, é que somos hospitaleiros, somos calorosos, educados e tentamos sempre tratar bem os turistas e qualquer pessoa que deseja conhecer o nosso país. Nos preocupamos muito mais com o próximo do que qualquer outra nação.

O Brasil é o país que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Temos um povo capaz de entender todos os sotaques, e oferecemos todos os climas para contentar toda a gente. Bendita seja a nossa pátria!
E nos orgulhemos de sermos brasileiros!”
Voltando a mim..
Que o verde já era minha cor, eu já sabia. O que eu nunca pensei é como ele poderia combinar tanto com o amarelo.
Vamos, Brasil!...
“Me leve todo os dias, ao tempo que éramos felizes, e não sabíamos.“
Essa é minha foto "Vanessa Davidualizado" hehe

Beijos,
Vanessa Preuss

Nenhum comentário: