terça-feira, 4 de novembro de 2014

FEIRA DO LIVRO DE POA + CORAÇÃO A UM MILHÃO



Ir para Porto Alegre sempre me deixa ansiosa, nervosa, enérgica. Isso ocorre desde que eu fui a primeira vez na capital gaúcha até o último domingo, quando fui especialmente para prestigiar e conhecer a Feira do Livro deste ano, o melhor lugar em nível cultural, inspirador e libertador para amantes da literatura e coadjuvantes. Lá você pode passar horas olhando, cheirando, imaginando, viajando em milhares de mundos sem sair do lugar, e sem perceber o tempo passar. Então, para inspirar e capacitar minha deusa interior, tomei coragem, fôlego, juntei minha caixinha de marcadores de página e fui bater perna..Sozinha. E mesmo sem conhecer quase nada da cidade em que já fui muito (sou péssima em guardar lugares, confesso) ainda fiquei toda sorridente, contagiante, andando pra lá e para cá sem medo algum de ser feliz. Ok, assumo: meu heart balançou um pouco por dentro, mas graças ao bom Deus sou uma ótima conversadora e sei me virar muito bem em cidades grandes sozinha. Vejo alguém e já pergunto: “Ei tio, sabe como faço para ir a tal lugar?” Ei moço, estou indo a tal praça, pode me dizer se estou certa?” ”Psssiu senhorzinho, sabe onde fica o metrô?”


Sou um poço de simpatia. Graças a isso, fui informada corretamente e –pimba!-, cheguei ao lugar mais almejado em toda minha vida: nada menos e nada mais que a Feira do Livro de Porto Alegre, linda, recheada de boas histórias, e- Siiimm!- desta vez não somente como visitante.

                                                              Viva!

Depois de uma perdidinha básica e um rolé pela feira- ela é gigante, gente!- saquei os marca páginas que já tinha em mãos e saí trolando por aí. Lógico que a vergonha toma conta no começo, mas depois de cinco minutos tudo se supera. Falei do meu livro para uma menina a quem dei carona de guarda-chuva, um senhorzinho simpático que sorriu para mim e foi todo ouvidos, e anteriormente, uma senhora que sentou-se ao lado de mim no ônibus com a qual conversei muitas coisas (juro que não sei porque os mais velhos gostam tanto de mim..rs). Naturalmente, estou acostumada com gente super conhecida me rondando. Então, estar sozinha e mesmo assim repleta de pessoas totalmente estranhas me fazem sentir desafiada e um pouco nervosa. Mas, que nervosismo nada, falei feito uma gaita com o responsável pela Sessão dos Autógrafos. Fui apresentada à todos os cantos da feira e, se não por ele, por minha curiosidade mesma. Catei um guia e um mapinha da feira e, depois de almoçar, saí pela feira afora abordando pessoas. Tirei uma foto linda de meu livro exposto na Editora Cassol, fiquei me maravilhando alguns minutos e saí distribuindo os marcadores e sorrisos para quem aceitasse parar e conversar um pouquinho comigo. Foi incrível!

                                                                  Imaginem!    

E no fim, apesar da chuva, de ninguém próximo por perto, de algumas encaradas feias e mais uma porção de desculpas esfarrapadas deixadas de lado, fiz vários contatos, conheci muita gente legal e me tornei mais otimista ainda. Mesmo que minha sessão não fosse nesse domingo - Ei, eu já falei isso para vocês? Vou fazer sessão de autógrafooosss!!!-, poder fazer parte de um lugar onde tudo que você mais ama está à sua volta é gás para a vida. E saber que esse caminho que percorro e respiro me permite alcançar essa alegria que tanto espalho é simplesmente contagiante. Apesar de eu estar começando agora, feiras do livro já são uma delícia porque encontramos gente exatamente como a gente: apaixonadas por livros, boas histórias, drama, romance e as aventuras mais loucas. Lá não há hora cronometrada nem tempo, muito menos espaço para viver a realidade. Como disse um sábio escritor canadense na feira (sim, pude até treinar meu inglês lá) : “Prefiro viver minhas mentiras do que a realidade do mundo.”
Encontrei pessoas tão ou mais motivadas que eu pela literatura, crianças loucas querendo agarrar todos os livros que viam pela frente (entreguei um marca página para uma menina de uns dez anos e ela ficou me olhando maravilhada por muito tempo inestimável..rs), pais e jovens que não viam o tempo passam em frente às banquinhas, e pude comprovar que somos movidos sim por histórias, o que nos falta às vezes é encontrar essas histórias que nos prendem e de certa forma, também desprendem da realidade. Flutuar é preciso de vez em quando!
Por isso, minha primeira visita como escritora, bisbilhoteira e visualizadora na primeira semana da feira de Porto Alegre foi, também, renovadora.  Além de ficar toda boba me achando..rs, de-me a certeza que é isso que quero: falar sobre livros, histórias, meu baby, minha trajetória, uma daquelas loucas que não param de falar um minuto quando você dá trela, sabe? Estou me transformando nisso..rs

                                             É ou não é lindo?

Mas sem tanto blá-blá-blá, vamos ao que interessa: já estão preparados para o próximo domingo? Para a próxima sessão de autógrafos mais incrível de todos os tempos? Hahaha E confesso que já estou apaixonada e estou aprontando muitas surpresinhas legais. Espero vocês lá a partir das 18h de domingo, viu! Vai ter sol, vai ter abraço, vai ser um arraso!
Não se atrasem nem esqueçam, hein? Vou aguardar vocês! <3

Beijoos carinhosos,


Vanessa Preuss

Nenhum comentário: