quarta-feira, 23 de outubro de 2013


Ser empreendedor não te faz melhor que os outros. Ser loira, morena, ruiva, não te faz melhor que os outros. Ser cantor, ator, conhecido nas mídias sociais, jamais te fez melhor que os outros. Vi muitos que inclusive se mataram de tanto sucumbir à essa loucura que é a vida pública.

Não importa tua cor, raça, religião. Isso não te faz diferente dos outros. Tua bolsa não te faz diferente dos outros. Nem teu sapato, aliás. O que te faz diferente dos outros é teu coração. É o amor que tu dedica ao que tu fazes. É o tempo que disponibiliza gratuitamente em prol do outro. Tua verdade, teu sorriso franco, e a mínima necessidade de querer chamar a atenção. Isso que te faz diferente.

Lógico que nós, humanos e vaidosos que somos, decidimos por incrementar a vaidade à nossa vida. Cada vez mais, indiscutivelmente. Quem sabe uma boa maquiagem, uma roupa nova vez ou outra, um bom perfume sobre minha penteadeira, não me faça bem? É claro que sim! A vaidade, na medida certa, é essencial.

No entanto, ainda que eu tenha a roupa mais bela, o melhor batom ou o perfume que faça suspirar quando passo, nada disso será melhor que meu coração. Nada disso vai importar se eu não amar as pessoas do meu lado. Se não valorizar de verdade meus pais, se não deixar o orgulho de lado e pedir perdão a quem fizemos mal. Eu até sou permitido me zangar, vez ou outra, mas é imprescindível que eu saiba amar aquém disso. Se zangar é inevitável. Somos humanos. Permanecer assim é opção.

De toda forma, o olhar que lançarei a meu colega, o sorriso brando ao meu professor, um abraço, um aceno de mão ao meu vizinho, o carinho no animalzinho, isso me tornará mais feliz. Eu ficarei rico mesmo se não tiver um centavo no bolso. Eu serei diferente talvez não para os outros, sob seus olhos nus, mas incomparavelmente para mim. Isso importa.

Faça o que você ama, tenha foco, e intercale para que as pessoas descubram o quão bom isso fará na vida delas. Mas também, deixe que isso faça melhor ainda para você mesmo. Deixe um pouco do melhor de você para os outros. Deixe o aperto de sua mão na dela, uma nova amizade no ar. Seja verdadeira. Seja a pessoa que deita no sofá com roupas largas e um pote de pipocas ao lado no final de semana do mesmo jeito ali, de terninho social e cabelo feito.

Interfira o humor do seu semblante. Para melhor. E acredite que dessa maneira, ser empreendedor, cantor, ator, ou seja lá o que for, não te fará melhor que os outros, porém o simples fato de fazer o que ama e encantar o coração de outra pessoa já te fará um ser muito melhor. Consequentemente, tu te tornarás conquistador da própria vida, da clara certeza de viver e aí sim, lá no fundo, você vai perceber que a vida foi muito mais significativa, e que sim, em algum momento, você foi, e também fez a diferença no seu mundo.

Nenhum comentário: