sexta-feira, 8 de agosto de 2014

5 LIVROS PARA DESEJAR NA ESTANTE – E SE INSPIRAR




Normalmente um livro que você não conhece é desejado primeiramente pela capa, concorda?

Como sou suspeita para falar, e meu primeiro livro sairá no final do ano (muito amor!) eu não saberia afirmar precisamente sobre isso. Sou do boca-a-boca, amo livrarias, e quando vou a uma, perco horas e horas lendo capa, contracapa, prólogo e por aí vai (confesso que até algumas páginas de dentro da história para entrar no clima.. rs) até decidir pelas minha comprinhas. A capa é o pontapé inicial, claro, mas se a história não for boa, sinto muito mas, bye-bye, see you tomorrow (ou nem isso). É fato que o título, a chamada e um bom resumo do enredo conta muito. Se o autor for conhecido, também é meio caminho andado. Com a carreira de escritora que decidi trilhar (uai!) aprendi a dar valor aos leitores que dedicam-se a ler seu livro e fazer um apanhadão geral dele, que é aquela resenha maravilhosa que lemos para nos certificar de que um livro é bom antes de comprá-lo, sabe? Confesso que estou esperando sentir essa sensação (rs) mas já vou palpitando que deve ser maravilhosa, simplesmente porque além de ser do seu próprio baby, outros pontos de vista ajudam bastante você a melhorar o seu. Enfim, a opinião dos outros sempre é válida, desde que agregue alguma coisa.


                       
Tá...Aham.. E agora, será que dá parar de encher linguiça, Vanessa?
Sim, seu desejo é uma ordem! Aqui vai minha wishlist dos próximos meses (para os não íntimos do inglês, lista de sorte, que se tornou minha palavrinha amada). Let’s go!

-A SELEÇÃO, DE KIERA CASS:



Dos últimos livros que ando desejando ardentemente, boa decisão partiu disso que eu mencionei ali em cima. Meu primeiro exemplo é A Seleção, do qual nunca vi resenha (confesso que também não procurei), porém já ouvi falar da autora e a capa do livro me encantou! A sacada dela foi boa: quem de nós (por mais crescidinhas que já estamos) não se encanta por histórias de magia, príncipe e princesas? Ele fala exatamente disso. E apesar de eu ainda não tê-lo lido, já li a versão principiana (do príncipe.. rs), que é um conto pequeno, mas muito legal! Alguma dúvida de que amei? Hehe Estou só terminando de ler meu recente livro para avançar sem dó sobre A Seleção, e todos os outros livros da série.. Uai!

-SE EU FICAR, DE GAYLE FORMAN:
 


Você também não conhecia? Somos duas então! Pra você ver a força de uma resenha, vi sobre esse livro lá no Meninices da Vida, da Camila Rech, e xonei no ato! Além de ter uma capa meiga, o enredo é de arrebatar os corações de colecionadores de livros. Sem dúvida, uma aquisição para não se arrepender.

-MINHA VIDA FORA DE SÉRIE, DE PAULA PIMENTA:
 



E esse é só um exemplo para reforçar como é importante valorizar o que vem daqui. São dois livros dessa série até agora, e Paula ainda tem toda a coleção incrível de Fazendo meu filme, outros livros independentes e em parceria com escritoras como Meg Cabot! Além disso, há também a saga  fabulosa de Thalita Rebouças, de Augusto Cury, o famossérrimo Paulo Coelho.. Também meu amigo Emerson Dantas e seu baby Herói, que deve estar chegando na minha casa em alguns dias e do qual prometo falar depois aqui.. Ueba! Temos tantos livros de qualidade que à medida que eu vou conhecendo mais escritores e livros de brasileiros, mais vou me encantando com a capacidade e influência que eles podem ter sobre nós. Vale a pena, sim, investir em escritores daqui!

- A LISTA DE BRETT, DE LORI NELSON SPIELMAN:
 



Ta aí uma escolha inusitada! Nunca ouvi falar nesse livro, nem no autor, nem nada na verdade, mas aposto (e minha intuição feminina não falha!) que foi um achado daqueles. Me apaixonei pela capa e depois o título me fisgou pelo colarinho. A Lista de Brett, pela minha pesquisa rápida, é uma lista que realmente precisa ser cumprida por Brett depois que sua mãe morre, para que ela tenha direito à herança. Como a lista foi escrita quando ela tinha somente 14 anos, muitas coisas mudaram desde então e ela tem certeza que realizá-las será impossível. Mas é a partir dali, e das cartas que ela vai recebendo que percebe que não, e que na verdade muitas dessas coisas faziam (e ainda fazem) sua felicidade e ela nem lembrava.. Já vou preparar meus lencinhos!

-ORGULHO E PRECONCEITO, DE JANE AUSTEN:

 


Eu amo ler histórias antigas e isso é fato. E nem me perguntem como ainda não li Orgulho e Preconceito, fenômeno nas livrarias de todo o país britânico no tempo do epa!.rs Certo, talvez não fosse na época, mas sua história simples e cativante  ainda hoje é um dos mais famosos e desejados escritos da sua época, feito lá em 1813. São mais de 20 milhões de cópias espalhados pelo mundo contando a história de Charles Bingley, Elizabeth Bennet e uma série de jovens que descobrem a importância do ambiente e do crescimento do caráter e moralidade no desenvolvimento de suas mentes, e posteriormente, o quanto a situação social e riqueza não são necessariamente vantagens no mundo. Vale a pena navegar no tempo para conhecer..

Estou inspiradíssima com eles e prometo dizer tudo o que acho assim que comprar..

Alguém já leu algum? Me conteem!!
 

Um beijo e uma maravilhosa sexta-feira (que não tem motivo para não ser.. ;) )
Vanessa Preuss

Um comentário:

Carina Gauer disse...

Flor seus textos estão maravilhosos, tens muito talento... Você vai com certeza ser uma excelente escritora!!